Pousada Uacari gera R$ 2,8 milhões em benefícios para as comunidades locais da Reserva Mamirauá

Estudo recente revela que mais de 80 famílias foram beneficiadas pelo ecoturismo na região da Reserva Mamirauá de 2008 a 2017




Artigo originalmente publicado para a Uakari Lodge em Julho de 2019.


O turismo em unidades de conservação enfrentou mudanças significativas nos últimos cinquenta anos. A inclusão de populações locais como uma estratégia para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais ganhou força no início da década de 1990, quando áreas de alto interesse biológico em regiões tropicais incluíram a abordagem de desenvolvimento comunitário para o planejamento de ecoturismo. No Brasil, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – IDSM foi pioneiro na implantação de tal abordagem na Amazônia com a Pousada Uacari, que iniciou suas operações em 1998. O IDSM acreditava que o turismo poderia ser uma estratégia eficiente para desenvolver uma atividade profissional alternativa nas comunidades em Mamirauá e que, combinada com as ocupações tradicionais de pesca e agricultura, promoveriam o desenvolvimento comunitário.


Em um estudo recente pela Manchester Metropolitan University (Reino Unido), Gustavo Pinto, ex-gerente operacional do Pousada Uacari analisou de dez anos (2008-2017) dos impactos econômicos do turismo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá para onze comunidades locais que trabalham e co-gerem a iniciativa. O resultado mostra que, neste período, a pousada gerou aprox. R$ 2,8 milhões (ou equivalente a US $ 700 mil) em benefícios econômicos diretos para as comunidades de Mamirauá, além de outras rendas indiretas mensuráveis ​​e imensuráveis ​​para a população. Uma média de 83 famílias estavam conectadas anualmente às atividades de ecoturismo, e sua renda média era de 4,16 salários mínimos por ano. A renda individual média no município onde o Uakari Lodge está localizado é de 0,5 salário mínimo mensal, o que demonstra a importância do turismo para as comunidades relacionadas.


O ecoturismo é uma estratégia eficaz para o desenvolvimento econômico das comunidades envolvidas com a Pousada Uacari – assim, visitar a Reserva Mamirauá é uma garantia de que o dinheiro investido na viagem do viajante está trazendo impactos positivos sociais e econômicos para os locais – além de reduzir a extração de recursos naturais na área.

Mande-me uma mensagem:

se preferir, mande um email: travel@invertedamerica.com

© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com